FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Uma introdução à flauta doce

O contato com instrumentos musicais é uma experiência recheada de descobertas, ainda mais no ambiente escolar. Uma das ferramentas que pode ser usada nesse processo de aprendizado é a flauta doce, capaz de despertar o interesse e a motivação pelo ouvir.

No primeiro trimestre, com o uso da flauta doce, os alunos dos 2ºs anos participaram de atividades lúdicas envolvendo o circuito da respiração – uma aula de suspense e mistério com o desafio da vela.

Também foram utilizadas parlendas em atividades que estimularam a coordenação motora fina e os estudantes puderam conhecer a família desse instrumento, durante uma aula de apreciação musical. Com os exercícios, as turmas ampliaram a percepção auditiva em relação aos sons graves e agudos.

Os benefícios proporcionados pela flauta doce são diversos. Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, serve como elemento de expressão sociocultural, auxilia no desenvolvimento psicomotor das crianças, desperta e desenvolve a musicalidade infantil e melhora a capacidade de memorização.

Essas atividades foram apenas uma introdução ao desenvolvimento dos aprendizados com a flauta doce nas aulas de música. A expectativa é que nas próximas aulas os alunos estejam mais seguros e preparados para continuar os aprendizados de maneira leve e divertida.

Segundo Vivian Allegro, professora de música, “a introdução de um instrumento dentro de uma escola regular é bem complicada, já que nem todas as crianças têm predisposição para tal.  Por isso toda esta dinâmica é necessária, além do brincar ser algo inerente à criança, diminui a ansiedade e eventuais dificuldades com o sopro e a digitação da flauta”.