Sobre Nós

VICENTINA

O Colégio Vicentino Virgem Poderosa é uma Escola Católica Vicentina, fundada em 10 de janeiro de 1940, dirigida por Irmãs que pertencem à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - fundada no século XVII, na França, por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac para auxiliar os pobres. A Companhia está presente 95 países dos cinco continentes e chegou ao Brasil em 1849, movida por um grande ideal missionário.

Aqui no Moinho Velho, as Filhas da Caridade iniciaram sua missão em 1938 e, atualmente, estão em 23 estados de nosso país, assumindo variadas obras caritativas e promocionais. O Colégio Vicentino Virgem Poderosa tem como mantenedor o Centro de Assistência Social São Vicente de Paulo, que mantém, também, uma creche e um dispensário com finalidades assistencial e promocional para os pobres. O CVVP é uma Comunidade Educativa que se inspira nos valores evangélicos propostos por Jesus Cristo, como fizeram São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, tendo em vista a construção do reino de Deus.

COLÉGIO VICENTINO VIRGEM PODEROSA

Somos uma comunidade educativa que tem como propósito fomentar autoconhecimento dos estudantes para que eles possam se desenvolver integralmente, identificar suas habilidades, seu propósito de vida e o seu papel na sociedade. No CVVP, reunimos educação intelectual, cognitiva e religiosa, proporcionando aos alunos a construção de um olhar mais holístico e sensitivo sobre o meio em que vivem.

O aprendizado é conduzido a partir dos interesses de cada estudante, para que os conteúdos e as experiências vividas em sala de aula possam fazer sentido. Tudo é conectado à relação com o meio ambiente, pois sabemos que o mundo está em constante mudança e queremos contribuir para que as novas gerações se desenvolvam com um olhar voltado para o estabelecimento de uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, apoiados por uma postura ética que respeita as diversidades culturais de cada comunidade. Aqui, formamos cidadãos críticos e participativos há quase 80 anos.

São Vicente de Paulo

Grande sacerdote francês, considerado o pai dos pobres, pautou sua vida pela bondade, caridade e pelo amor. Fundou a Confraria do Rosário, que se dedicava a visitar e cuidar dos doentes, a Congregação da Missão – de evangelização dos camponeses -, a Confraria da Caridade, e a Companhia das Filhas da Caridade.

Santa Luísa de Marillac

Proclamada patrona de todas as obras sociais pelo papa João XXIII, foi co-fundadora da Companhia das Filhas da Caridade, juntamente com São Vicente de Paulo, criando uma vasta rede de bondade que não excluía ninguém. As mulheres Filhas da Caridade dedicavam suas vidas em prol dos pobres doentes.

POR QUE ESTUDAR NO CVVP?

saiba mais