FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Leitura e produção na disciplina de Língua Portuguesa

As turmas dos sextos e sétimos anos, do Fundamental II, participaram de diversas atividades de Língua Portuguesa no primeiro trimestre, que contribuíram com o desenvolvimento da escrita, da leitura, da organização de ideias e da criatividade.

A partir da leitura da obra ” O mistério do caderninho preto”, de Ruth Rocha, os alunos do sexto ano puderam discutir e analisar elementos do enredo em um debate. Depois elaboraram o próprio livro, em todas as suas etapas: concepção, escrita da história e confecção da versão final da obra. O resultado está em exposição no colégio, acessível para a apreciação de toda a comunidade escolar.

Além disso, eles também criaram um jornal televisivo para o aprofundamento no gênero jornalístico “notícia” e informaram os fatos por meio das notas simples: informações transmitidas de forma resumida, sem imagens. Para que cada seção do jornal tivesse conteúdos adequados, todos os alunos fizeram pesquisas e reunião de pauta, selecionando os fatos que iriam ou não para o telejornal.

Já os alunos do sétimo ano, fizeram a leitura do livro “O garoto verde”, de Toni Brandão, para discutir aspectos do enredo e transcrever a temática da obra em um debate em sala. Para finalizar o processo, os estudantes foram divididos em grupo para resumir em imagem e em textos curtos cada um dos capítulos do livro analisado. O resultado também está exposto no colégio.