FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Dia Mundial do Meio Ambiente

Anualmente, diversos países desenvolvem ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a população e chamar a atenção para questões urgentes ligadas ao planeta. Neste ano, além da campanha que já ocorre tradicionalmente, a COVID-19 também tem feito as pessoas repensarem a relação com o meio ambiente.

No site criado pela Organização das Nações Unidas, a frase “é hora da natureza” traz a mensagem de que que é necessário repensar as ações humanas em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito à água, ao ar e aos alimentos, pontos fundamentais para que este seja um planeta habitável.

Os alunos do CVVP já participam, constantemente, de atividades que promovem a conscientização do cuidado com o meio ambiente. Desta vez, os alunos dos 5ºs anos refletiram sobre a responsabilidade de cada um em relação a produção diária de resíduos, e foram incentivados a adotar um consumo responsável, identificando formas de descarte que garantam a preservação do meio ambiente, como a reciclagem e a reutilização de materiais.

Para tornar o aprendizado ainda mais significativo, os estudantes criaram uma história em quadrinhos sobre os 5 Rs: reciclar, reutilizar, reduzir, recusar e repensar. Além disso, puderam escolher entre desenvolver um jogo ou um objeto, utilizando materiais recicláveis.

Confira: