ENSINO MÉDIO

Podcasts são utilizados no ensino a distância do CVVP

Nos últimos anos, observou-se um aumento extremamente significativo em relação aos ouvintes de podcast. De acordo com uma pesquisa do Ibope, 40% de usuários da internet consomem esse formato. Já uma pesquisa da plataforma Deezer, apontou que em 2019 a demanda cresceu 67% no Brasil.

Para aproveitar esse recurso durante o período de estudos em casa, tendo em vista a importância dessa ferramenta para os jovens que vivem conectados, o professor Erick da Silva preparou conteúdos de Geografia nesse formato para a 3º série do Ensino Médio, visando resultados ainda melhores no aprendizado.

Eles são produzidos a partir de uma plataforma que posteriormente redistribui o conteúdo para serviços como o Google Podcast e o Spotify. O conteúdo consiste em uma explicação dinâmica e com vocabulário usual, para facilitar o entendimento dos alunos.

Segundo Erick, “os estudantes têm um ganho significativo com esse novo formato de material digital, uma vez que a familiarização com a voz do professor e a dinâmica já pré-estabelecida em aulas presenciais, ganham um significado concreto na aprendizagem”.

Com este recurso os alunos também podem baixar os conteúdos em seus smartphones, para auxiliá-los em estudos posteriores.