ENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Mês do autocuidado: você é o agora!

Sexta-feira | 14 de agosto

O último dia da Semana do Autocuidado foi marcado por muito aprendizado e diversão. Com as conversas realizadas com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, as turmas puderam refletir sobre temas como “Ensino Remoto: diferença de recursos entre as escolas públicas e privadas do país”, “A ciência e o negacionismo: uma vacina necessária”, “Mundo VUCA” e a “A arte e a geometria ocupando espaços em nosso dia a dia”.

Desta forma, os alunos participaram de discussões sobre as diferenças no acesso à educação, a importância da ciência e de que forma ela tem sido fundamental durante o período de pandemia e refletiram sobre a liquidez do mundo moderno e a profundidade das relações presentes na sociedade atual.

No período da tarde, a diversão tomou conta das turmas do Ensino Fundamental I que encerram a semana participando das brincadeiras preparadas pelas professoras. Entre muita dança, desfile, jogo das pistas e conhecimento científico, os alunos elevaram os níveis do aprendizado de maneira lúdica e movimentaram o corpo com muita alegria.

Veja alguns momentos:

6ºs e 7ºs anos – Ensino Fundamental II

9ºs anos – Ensino Fundamental II

Quinta-feira | 13 de agosto

Com o tema “Novos olhares para o mundo – Parte IV: A ciência das emoções”, os alunos do Ensino Fundamental I puderam compreender de que forma as emoções dependem dos neurotransmissores, responsáveis por ativar diferentes partes do cérebro, como ativá-los e de que forma acontece a estimulação do sistema nervoso, tudo ligado a um processo que resulta em uma vida saudável e alegre.

Além disso, os alunos dos 5ºs anos também participaram de uma contação de histórias que os levaram até um ambiente distante e gelada, para mostrá-los que é possível transformar uma situação negativa em a aprendizado e que é olhar para dentro de si em busca da própria essência, para que encontrar motivações para seguir em busca dos próprios objetivos e, assim, aprender a renascer em cada situação.

Confira:

Quarta-feira | 12 de agosto

Entre reflexões sobre como aproveitar o tempo, dicas para identificar fake news, uma troca de conhecimentos sobre os impactos da pandemia nas periferias e um debate sobre a cidadania digital, a quarta-feira dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foi repleta de aprendizados, não só relevantes para o atual momento da Covid-19, mas necessários para a construção de um pensamento crítico e do reconhecimento da importância social de cada um.

Já os alunos do Ensino Fundamental I participaram de um bate-papo com os alunos do Ensino Médio, no qual puderam tirar dúvidas sobre o retorno presencial das aulas, compartilhar como tem sido este período de quarentena e contar o que tem sido feito para amenizar a saudade de quem está longe. Além disso, os alunos dos 1ºs anos movimentaram o corpo com uma dinâmica que envolveu as disciplinas de Educação Física e Música.

Confira alguns momentos:

6ºs anos – Ensino Fundamental II

7ºs anos – Ensino Fundamental II

Terça-feira | 11 de agosto

O segundo dia da Semana do Autocuidado foi de muita animação para os alunos do CVVP. A temática dos alunos do Ensino Fundamental I foi “Novos olhares para o mundo – Parte I: Eu e o outro” e, mais uma vez, as crianças foram protagonistas do processo de aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades propostas.

Unindo Arte, Ensino Religioso e Música, as turmas puderam refletir sobre a seguinte pergunta: que mundo eu desejo para mim e para o outro? Desta vez, foi possível conversar sobre as emoções com a atividade elaborada pelas teachers de inglês, movimentar o corpo com os exercícios de Educação Física e Música, expandir as habilidades artísticas e, ainda, refletir sobre a importância da família neste período de distanciamento social.

Confira alguns momentos:

Segunda – feira | 10 de agosto

Unindo ampliação de conhecimentos, bem-estar e trocas de experiências, a Semana do Autocuidado começou recheada de momentos interativos para os alunos do CVVP.  Pela manhã, a Orientadora Educacional Renata Haddad fez uma dinâmica com os alunos do Ensino Médio com o tema “Nosso glossário do desenvolvimento pessoal”.

No ensino Fundamental II, os professores André Gomes e Thatiane Teixeira conversaram com as turmas dos 6ºs anos sobre “As pirâmides do Egito e o trabalho manual”, levantando questionamentos e reflexões pertinentes sobre diferentes profissões.

Em seguida, as turmas dos 7ºs anos também tiveram uma aula diferenciada com a teacher Patricia Mozelli, na qual puderam analisar e refletir sobre “Qual inglês aprendemos hoje em dia?”.  Os alunos assistiram vídeos e compararam técnicas e formas de expressão que podem facilitar ou dificultar o entendimento do idioma.

A partir do tema “A mulher do século XXI”, os alunos dos 8ºs anos puderam discutir sobre a forma como a mulher alcançou direitos ao longo dos anos e como ela é vista atualmente na sociedade moderna, desde as tarefas do dia a dia aos grandes cargos empresariais e governamentais. Enquanto isso, os alunos dos 9ºs anos conversaram sobre o significado do amor, baseados nas sete concepções gregas.

Já no período da tarde, as turmas dos 2ºs, 3ºs e 4ºs anos, do Ensino Fundamental I, também participaram de atividades que abordaram as emoções de maneira muito dinâmica.

As turmas dos 2ºs e 3ºs anos conversaram sobre as emoções que mais sentiram nos últimos meses e, para isso, usaram os aprendizados obtidos durante as aulas de inglês. Por fim, os alunos dos 4ºs anos construíram o mural das emoções usando o Padlet e compartilharam com os colegas de classe alguns momentos que marcaram suas vidas.

A semana continuará assim: cheia de atividades que vão ampliar o conhecimento e proporcionar reflexões sobre os sentimentos e os objetivos pessoais.

Veja alguns momentos:

3ºs anos – Ensino Fundamental I