ENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Atividades artísticas no CVVP

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. – Leonardo da Vinci

Quando crianças e adolescentes entram em contato com a arte desenvolvem a inteligência, o raciocínio e trabalham aspectos emocionais. Durante as aulas de arte no CVVP, os estudantes interpretam as ideias e se expressam de diferentes formas.

Enquanto produzem suas criações artísticas, entram em contato com diferentes culturas, passam a reconhecer novas habilidades, desenvolvem a criatividade e a coordenação motora.

Os alunos do CVVP participam de diversos trabalhos artísticos que contribuem com a ampliação dessas competências e habilidades. De forma integrada com as outras disciplinas, se tornam protagonistas do aprendizado. Veja alguns exemplos:

Ensino Fundamental II

Os alunos dos sextos anos realizaram desenhos com o tema “ A história por meio da arte”. Utilizando como referência a obra O Grito, do artista Edvard Munch, os estudantes realizaram uma ilustração comercial com o objetivo de observar como a arte transmite pictoricamente a história, além de ser frequentemente usada no comércio e na propaganda.
Já as turmas dos sétimos anos, começaram a estudar a história do teatro e do cinema partir da pantomima, que corresponde ao teatro gestual. Durante os estudos, aprofundaram os conhecimentos sobre grandes artistas como Charlie Chaplin e Mr. Bean. Também realizaram uma atividade pictórica, na qual desenharam um personagem de pantomima em tamanho real.

Ainda no Ensino Fundamental II, os alunos dos nonos anos estudaram sobre o movimento surrealista. Eles conheceram as obras e a biografia de artistas como René Magritte e Salvador Dalí. Os estudantes fizeram uma releitura da obra “A Persistência da Memória”, de Salvador Dalí, com o título “ O tempo passa, o tempo voa”.

Ensino Médio

Os alunos do segundo ano do Ensino Médio fizeram uma escultura com base nas obras do artista Alexander Calder. Além de estudar o movimento em uma obra tridimensional, eles precisaram desenvolver a atividade utilizando a estética, o equilíbrio e o movimento como base da produção artística.

Em outra atividade, puderam vivenciar a poesia no pictórico. Para isso, observaram as obras do artista Amadeo Modigliani com o objetivo de identificar a poesia da pintura e analisá-la tecnicamente, buscando referências em outros movimentos artísticos utilizados pelo pintor. Essa viagem de época possibilitou aos alunos uma criticidade emocional.

Veja algumas produções: