ENSINO MÉDIO

Alunos do Ensino Médio praticam Ciência em casa

Você já se perguntou quantos processos químicos estão presentes em simples atividades rotineiras? Preparar uma refeição, digerir alimentos, escovar os dentes e muitas outras. Com as orientações da professora Cristine Salvate, os alunos do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de praticar Ciência durante o ensino a distância.

Assim como no livro “O que Einstein disse ao seu cozinheiro”, no qual o químico americano Robert L. Wolke explica a ciência na cozinha de maneira bem-humorada a partir de questões que podem ser consultadas individualmente, os alunos da 2ª série do Ensino Médio foram à cozinha buscar respostas para os questionamentos propostos pela professora.

Em um dos experimentos, eles tiveram que recriar o Efeito Tyndall, que pode ser entendido como o movimento de dispersão da luz. Utilizando uma caixa de papelão, três copos de vidro transparente, uma colher de farinha de trigo, sal de cozinha, lanterna e tesoura, os estudantes conseguiram reproduzir este efeito.

Já no outro experimento, as turmas analisaram as dispersões: soluções, suspensões e colóides, que acontece quando, em uma mistura, pequenas e invisíveis partículas de uma determinada substância ficam suspensas no meio de outra substância, geralmente líquida.  Utilizando gema de ovo, suco de limão ou vinagre, óleo e sal, os estudantes criaram uma maionese, ou seja, um colóide de emulsão.

Enquanto os estudos presenciais não voltam, os alunos do CVVP vivenciam diferentes experiências em suas casas, fazendo o uso de muita dinâmica e autonomia.

Confira:

Experiência 1: Efeito Tyndall