Você já se perguntou quantos processos químicos estão presentes em simples atividades rotineiras? Preparar uma refeição, digerir alimentos, escovar os dentes e muitas outras. Com as orientações da professora Cristine Salvate, os alunos do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de praticar Ciência durante o ensino a distância.
Assim como no livro “O que Einstein disse ao seu cozinheiro”, no qual o químico americano Robert L. Wolke explica a ciência na cozinha de maneira bem-humorada a partir de questões que podem ser consultadas individualmente, os alunos da 2ª série do Ensino Médio foram à cozinha buscar respostas para os questionamentos propostos pela professora.
Em um dos experimentos, eles tiveram que recriar o Efeito Tyndall, que pode ser entendido como o movimento de dispersão da luz. Utilizando uma caixa de papelão, três copos de vidro transparente, uma colher de farinha de trigo, sal de cozinha, lanterna e tesoura, os estudantes conseguiram reproduzir este efeito.
Já no outro experimento, as turmas analisaram as dispersões: soluções, suspensões e colóides, que acontece quando, em uma mistura, pequenas e invisíveis partículas de uma determinada substância ficam suspensas no meio de outra substância, geralmente líquida. Utilizando gema de ovo, suco de limão ou vinagre, óleo e sal, os estudantes criaram uma maionese, ou seja, um colóide de emulsão.
Enquanto os estudos presenciais não voltam, os alunos do CVVP vivenciam diferentes experiências em suas casas, fazendo o uso de muita dinâmica e autonomia.
Confira:
Experiência 1: Efeito Tyndall
Experiência 2: Dispersões: soluções, suspensões e colóides