FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

A condução de seiva nos vegetais

Na aula de laboratório, as turmas dos quintos anos participaram de uma atividade com o objetivo de observar a condução de seiva bruta pelos vasos condutores da flor.

Durante a experiência, os alunos compreenderam que a planta possui dois tipos de vasos condutores: o xilema e o floema. O xilema é responsável por transportar água e sais minerais, enquanto o floema transporta compostos orgânicos produzidos pela fotossíntese.

Para deixar a experiência ainda mais interessante, os alunos colocaram corante na água. Após um tempo, eles verificaram que as pétalas começaram a ficar coloridas devido ao transporte de seiva pelo vaso condutor da flor.

O corante deixou a experiência ainda mais significativa e permitiu a visualização da fisiologia vegetal. De maneira dinâmica, os estudantes entraram em contato com os fenômenos estudados em sala de aula. Veja alguns momentos: