FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Lixo urbano e seus destinos

As cidades produzem grandes quantidades diárias de lixo. A coleta, o tratamento e a fiscalização devem ser rigorosos para não comprometer a saúde da população e gerar menos impacto no meio ambiente. Para aprofundar os conhecimentos nesse assunto, os alunos dos oitavos anos pesquisaram e apresentaram as formas corretas e incorretas do descarte do lixo.

Entre os exemplos citados estavam o lixão: depósito à céu aberto no qual o lixo é depositado sem o menor controle ambiental ou sanitário, o aterro sanitário: forma mais utilizada atualmente e as estações de incineração: usada principalmente para lixos contraminados.

Também foram mostradas as usinas de compostagem: que contribuem com a fabricação de fertilizantes e, por fim, a reciclagem: a forma mais adequada, já que reutiliza resíduos e causa um impacto menor no meio ambiente.

Com as apresentações, os alunos trabalharam aspectos relacionados com a sintetização de ideias e com a oralidade, a partir da exposição dos resultados obtidos com as pesquisas. Propor trabalhos relacionados ao meio ambiente faz com que os alunos se tornem ambientalmente conscientes e críticos em relação à produção de lixo.