Há muitos anos, a contação de histórias era praticada como uma das formas do homem absorver os valores praticados no convívio humano e social, o que possibilitava a compreensão das condutas determinantes nas mais diversas comunidades.
Praticadas durante a educação e a formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta. Elas transmitem valores morais, estimulam suas emoções, potencializam o pensamento crítico e desenvolvem o gosto pela leitura.
Pensando nisso, na tarde da última quinta-feira, 04 de abril, os alunos dos quintos anos tiveram um momento de contação de história e interação com as turmas da Educação Infantil.
Foram utilizadas três estratégias diferentes para a realização da atividade, entre elas a dramatização, a roda de história e a exploração de narrativas em plataforma digital. Todas foram realizadas exclusivamente pelos alunos, de acordo com a faixa etária.
Na dramatização foi escolhido o clássico “Os três porquinhos”. A fábula foi representada de maneira lúdica e seguida de modelagem com massinha.
Para a roda de história foi escolhido o livro “T-Rex”, que conta a trajetória de um menino com seu amigo dinossauro. Em seguida foi o momento da criatividade com papéis e colagem de cotonetes, que logo se transformaram em lindos dinossauros.
Para completar o dia, uma interação foi realizada na sala Google, onde os alunos participaram de uma exploração dos livros no universo digital. Com os olhinhos colados nas telas, as crianças aproveitaram as histórias e os jogos para se divertir.
Confira os momentos de interação entre as turmas: