EDUCAÇÃO INFANTIL

O que a natureza proporciona na infância?

A natureza é um dos mais importantes elos que conecta tudo o que existe na Terra. Reconhecer a sua importância, desde a infância, faz com que as crianças criem um vínculo e se relacionem com ela de maneira saudável e consciente.

Em uma atividade dividida em 5 etapas, os alunos do Nível II A e B exploram diferentes ambientes do CVVP em busca de identificar elementos da natureza. Na 1ª etapa, eles visitaram os espaços externos, fizeram descobertas significativas e se expressaram oralmente e por meio de desenho livre. As crianças também compartilharam o que acharam mais interessante nessa primeira parte.

Já na 2ª etapa, os estudantes procuraram elementos da natureza nos espaços internos e observaram, com mais detalhes, as plantas que fazem parte do dia a dia escolar. Em seguida, pesquisaram imagens de plantas parecidas com as que foram encontradas.

Durante a 3ª etapa, os alunos estabeleceram relações de comparação entre os elementos observados, tanto na área interna, quanto na área externa e, antes de registrar individualmente as semelhanças e diferenças encontradas, participaram de uma roda de conversa para que pudessem expressar suas observações.

O assunto “natureza” também foi abordado na aula de Educação Física. Na 4ª etapa da atividade, os alunos compartilharam suas impressões e registros com a professora, e incorporaram suas percepções a partir de estímulos musicais de sons da natureza.

Por fim, mostraram para os colegas os elementos da natureza que encontraram em ruas, quintais e jardins, e realizaram produções livres com muita diversão, criatividade e imaginação. Foram múltiplos aprendizados durante as etapas da atividade. Os alunos identificaram elementos e cores da natureza, desenvolveram a coordenação motora fina e grossa, expressaram ideias e sentimentos sobre suas vivências e, também, registraram as próprias observações usando diferentes linguagens.

Veja alguns momentos: