FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Laboratório Criativo: truques e mensagens secretas

A criptografia é uma técnica antiga, usada para transmitir mensagens secretas nas quais apenas os destinatários, detentores do conhecimento dos códigos, possam identificar o que está escrito.

Nas aulas de laboratório criativo, os alunos dos 7ºs anos iniciaram o estudo relacionados ao mundo da criptografia e aprenderam a codificar e decodificar mensagens de forma lúdica e divertida, construindo o cilindro de Jefferson – que criou o mecanismo com o objetivo de enviar mensagens criptografados relacionadas ao governo.

Com a atividade, os educandos puderam perceber que esta simples brincadeira de criar códigos com os amigos também é aplicada em atividade complexas como, por exemplo, no sigilo de mensagens do whatsapp. Assim, desenvolveram a capacidade de criar uma lógica de comunicação e criaram o próprio código para compartilhar mensagens com os colegas de classe.

Além das atividades envolvendo as mensagens criptografadas, os estudantes também tiveram um momento descontraído, em que eles precisaram descobrir os segredos de três truques de mágicas e, em seguida, apresentaram o próprio truque de mágica.

Esta segunda atividade fez os alunos perceberam a utilização das habilidades adquiridas nas aulas de Laboratório Criativo para criar ilusões que podem divertir tanto quem assiste quanto quem faz a mágica.