FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Etapas do método científico

A prática de um cientista pode variar muito, mas é necessário começar sempre por uma pergunta. Para que uma ideia se concretize e se torne ciência, precisamos seguir as etapas do método científico, que consiste em observação da situação ou problema, pergunta, hipótese, experimentação, análise e conclusão.

Os alunos dos quartos anos, do Fundamental I, participaram de uma aula prática para compreender todas as etapas de um método científico a partir da observação de uma “caixa misteriosa” e da situação problema criada por eles.

Para assimilar os processos, os alunos se reuniram na biblioteca para elaborar e discutir possíveis explicações para descobrir o que havia dentro da “caixa misteriosa”. Em seguida, realizaram as mesmas metodologias com a utilização de um questionário aplicado aos funcionários da cantina da escola. Assim, finalizaram todas as etapas científicas desenvolvidas em uma investigação.

Veja algumas fotos: