FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Brincando com os nomes

Além das turmas do Nível I, os alunos dos 1ºs anos também participaram de atividades envolvendo os nomes. Tudo começou com uma dança das cadeiras diferenciada: os estudantes produziram crachás para participar da brincadeira e só podiam sentar em um lugar após encontrar o crachá com o seu nome.

Depois eles se tornaram os “carteiros” da sala e tiveram que entregar o nome de cada um dos colegas, de acordo com um sorteio realizado na “bolsa do carteiro”. Por fim, se apresentaram e usaram emojis para compartilhar com os colegas de classe como se sentiram durante as atividades.

A partir das orientações descritas no livro de Língua Portuguesa, os alunos participaram das atividades propostas e puderam reconhecer o próprio nome e o dos colegas; compreender a função social deles; distinguir símbolos, números e letras, além de treinar a apresentação oral.