FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Produções musicais nas aulas online

O isolamento social estabeleceu outra realidade na rotina do mundo todo e pesquisas feitas com a indústria fonográfica consumida via streaming como Deezer e Spotify, identificaram as sensíveis mudanças nos hábitos de seus usuários, que passaram a escutar muito mais música.

Escutar e fazer música pode alterar o estado de humor, levando prazer e bem-estar para quem os pratica. A música tem a capacidade de fazer com que o cérebro libere dopamina, que é um neurotransmissor responsável por proporcionar a sensação de prazer e é um aliado contra o estresse emocional.

Além destes benefícios, o fazer musical também contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico da criança, já que é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem e auxilia na expressão, comunicação e socialização por meio de jogos e brincadeiras, utilizando a voz, o corpo, objetos, instrumentos, entre outros materiais

Sendo assim, neste cenário tão atípico, foi preciso se reinventar. Nas aulas de música, os alunos recebem as orientações da professora Vivian Allegro e exploram suas casas em busca de elementos que podem ser utilizados durante as práticas musicais. Entre baldes, sapatos, colheres e peneiras, o “brincar” e o “criar” envolvem a família toda, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos entre educadores, alunos e familiares.