ENSINO MÉDIO

Produção de Podcast com os alunos do Ensino Médio

Os podcasts têm se destacado cada vez mais no território nacional. Segundo a pesquisa State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil foi um dos países que mais utilizou esse formato para produzir conteúdo em 2020. Além do interesse de grandes empresas, que utilizam este recurso para promover campanhas de marketing e se comunicar com o seu público de uma forma mais leve, utilizá-lo como uma ferramenta de ensino-aprendizagem também proporciona importantes reflexões.

Nas aulas de Língua Portuguesa, durante os estudos sobre produção de texto, os alunos do Ensino Médio se tornaram criadores de conteúdo e produziram os próprios podcasts. Com as orientações da professora Simone Proetti, os estudantes se organizaram em grupos e fizeram produções de acordo com os temas selecionados.

Os áudios produzidos pelos alunos da 1ª série tiveram como tema a chacina da Candelária, que aconteceu no Rio de Janeiro, no ano de 1993.  Já a turma da 2ª série ficou responsável por produzir áudios sobre a atual situação dos refugiados e, por fim, os alunos da 3ª série fizeram podcasts referentes à participação política.

Os estudantes compartilharam conhecimentos e uniram tecnologia ao trabalho em equipe durante a elaboração do trabalho. A partir das conversas realizadas durante as aulas e de uma pesquisa aprofundada sobre cada tema, os grupos utilizaram diferentes formas de abordagem, como entrevistas, bate-papo e debates.

Confira o resultado de algumas destas produções no Soundcloud.