FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Leitura e oralidade com a plataforma Elefante Letrado

Na disciplina de Língua Portuguesa, as turmas dos quartos anos utilizaram a plataforma digital Elefante Letrado para desenvolver, dentro da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, um trabalho com foco na capacidade de leitura, sintetização de informações e exposição de ideias.

A partir dos conhecimentos prévios no gênero textual de divulgação científica, os alunos escolheram qual livro gostariam de utilizar para a realização da atividade. A escolha foi feita a partir das obras disponíveis na plataforma, sem a leitura prévia da sinopse.

Em seguida, se organizaram em grupos de acordo com as escolhas. A primeira leitura foi feita individualmente e, em seguida, fizeram uma leitura em grupo para separar as informações que mais chamaram a atenção dos integrantes.

Cada grupo apresentou o livro escolhido para os colegas de classe, destacando o que mais gostou na história. Para respeitar as características de cada criança, os alunos ficaram livres para decidir como iriam apresentar.

Confira alguns momentos: