DESTAQUEEDUCAÇÃO INFANTILENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Ensino híbrido: a tendência para 2021

A pandemia do coronavírus transformou o estilo de vida das pessoas. Todos precisaram se adaptar e buscar novas formas de, na medida do possível e seguindo as recomendações dos órgãos oficiais, continuar exercendo atividades rotineiras. No CVVP não foi diferente, o ambiente físico deu lugar às telas e as salas de aula se transformaram em ambientes virtuais, para que os alunos pudessem continuar se desenvolvendo com excelência.

Com a chegada de 2021, novas estratégias foram traçadas pela Equipe Pedagógica e o ensino híbrido se tornou uma realidade ainda mais próxima dos estudantes. Esse modelo foi projetado para potencializar o processo de desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Mas e você, sabe como ele funciona?

Segundo o Porvir, principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais no Brasil, “o ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online e off-line, em modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial”.

No formato híbrido, o ensino online e o presencial ocorrem simultaneamente e, portanto, complementam-se. Além de ter a tecnologia como ferramenta indispensável para que ele atinja os resultados esperados, os alunos passam a ter mais autonomia e exploram diferentes tipos de materiais e plataformas que enriquecem o aprendizado.

Como verdadeiros protagonistas, os estudantes têm a possibilidade de identificar a melhor forma de organizar o próprio estudo, enquanto os educadores passam a dar uma atenção personalizada aos alunos, atendendo às necessidades e demandas de cada um.

Vale lembrar que as interações sociais no ambiente escolar, mesmo que seguindo as regras de distanciamento social, são uma parte muito importante para o processo de aprendizagem dos educandos. Sendo assim, as transformações impostas pela pandemia fazem do ensino híbrido um dos caminhos mais apropriados para o início do ano letivo em 2021.