ENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Aulas a distância: como engajar os alunos no ensino da Língua Inglesa

As metodologias ativas, junto com o método comunicativo, colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem e buscam deixar as aulas de Língua Inglesa mais contextualizadas e significativas para a vida dos estudantes. Atividades em pares, colaborativas, aula invertida e outras estratégias, compõem as aulas presenciais. Mas como adaptar essa realidade para o ambiente virtual?

Segundo Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção”. Dessa forma, o CVVP se reinventou diante do cenário imposto pela COVID-19, adaptando as práticas da sala de aula para a sala virtual.

Durante as aulas de inglês, por exemplo, os professores utilizaram diversos recursos tecnológicos, conhecidos como TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e assim criaram novos estímulos para proporcionar um ambiente mais motivador e encorajador, que auxiliou nas atividades de oralidade, criatividade e engajamento das turmas.

Um dos recursos utilizados foi o Padlet, que permite que os estudantes criem e expressem seus pensamentos de modo a contribuir para a construção de um “mural interativo”. A plataforma funciona como uma página colaborativa, na qual os alunos podem postar vídeos, memes, artigos, desenhos e outros conteúdos, gerando interação por meio de curtidas e comentários a cada postagem.

Assim, os estudantes ampliam o conhecimento em relação à língua estrangeira ao mesmo tempo em que se aprofundam e formam um olhar crítico sobre temas atuais, como “fake news”. Para isso, eles têm a liberdade de usar a criatividade para produzir conteúdo em diferentes formatos, ou seja, o aprendizado se tornou muito mais significativo.

Vale lembrar que todas as atividades propostas são alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de desenvolver as dez principais habilidades propostas, que são: Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação e Responsabilidade e Cidadania.

Confira os resultados: Padlet 1Padlet 2 | Padlet 3 Padlet 4