FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Alunos produzem stop motion em casa

O stop motion é uma técnica de animação na qual se cria a impressão de movimento por meio da captura fotográfica de uma sequência de quadros e, a partir da exibição dessas fotografias, forma-se uma cena animada.

Em uma atividade dividida em três etapas, os alunos dos 6ºs anos foram convidados a produzir um stop motion junto com seus familiares. Usando objetos presentes em casa, eles foram desafiados a criar uma cena a partir da sequência de fotografias e, para isso, tiveram que explorar a expressividade corporal e a disposição dos objetos, com o objetivo de transmitir uma ideia.

Na primeira etapa, os alunos trabalharam as habilidades relacionadas a utilização da tecnologia e dos recursos digitais para a arte. Eles experimentaram e analisaram diferentes formas de expressões artísticas e ampliaram o pensamento científico, crítico, criativo e ético.

Em seguida, para expandir os conceitos abordados inicialmente e oferecer novas possibilidades em relação a esta técnica, os estudantes tiveram que escolher uma receita culinária e registraram o passo a passo do processo de produção, com muita criatividade e humor.

Por fim, envolveram-se com a natureza, por meio da estética, da sensibilidade e do foco. Nesta etapa, eles tiveram que captar a fração do tempo através da observação das nuvens, com o auxílio de uma câmera fotográfica.

O tempo de exposição para a captura das imagens foi de 25 a 40 minutos, com uma sequência de 2 a 3 minutos por foto. Fotografar por tanto tempo e em um mesmo local fez os alunos observarem muito mais detalhes e mudanças no espaço, do que em uma aula sobre cores, luz e sombra.

Como estas experiências, os as turmas iniciaram a cultura do olhar e foram estimulados a criar o hábito de ver além das imagens, enxergando os detalhes e as características que antes passavam despercebidas.