DESTAQUEEDUCAÇÃO INFANTILENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

O #CVVP está conectado a você!

Com o anúncio da suspensão das aulas no Estado de São Paulo, no dia 13/03, o colégio iniciou um processo de reorganização e adequação dos conteúdos para o período de quarentena. Assim, entre os dias 16 e 20 de março, sob orientação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o CVVP se manteve funcionando e intensificando as ações preventivas necessárias, para garantir a saúde de toda a comunidade escolar. Nesta mesma semana, foi iniciado um amplo e complexo debate sobre as mudanças necessárias para a adaptação do currículo durante o período de quarentena. Ainda sem o posicionamento do MEC sobre a continuidade do período letivo ou a antecipação das férias, optou-se por enviar às famílias e aos alunos roteiros de estudos para a semana do dia 23 a 27 de março, reforçando e aprofundando conteúdos já apresentados. Após a autorização do MEC, no dia 18 de março, para o Ensino a Distância, foi possível estabelecer uma nova organização para dar continuidade aos conteúdos previstos por meio de estratégias para as aulas e as tarefas.

A escola precisou se reinventar em um curtíssimo espaço de tempo e continua caminhando com passos firmes e seguros, com o objetivo de garantir a qualidade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, respeitando o momento em que todos estamos vivendo.

Confira um breve descritivo dos canais de divulgação e a organização de planejamento para as próximas semanas:

A partir do dia 18/03 iniciou-se o processo de elaboração das atividades pedagógicas e, em seguida, as famílias da Educação Infantil receberam um kit de atividades. Na semana seguinte, as professoras iniciaram as gravações das videoaulas, que posteriormente seriam disponibilizadas para os alunos, e passaram a acompanhar e oferecer suporte aos estudantes por meio da área restrita do site colégio e App da Educação Vicentina.  Desde o dia 08/04 os cronogramas com as atividades e os links das videoaulas estão sendo divulgadas no App Rede Vicentina e na área restrita do site do colégio, na pasta Linguagem Oral e Escrita.

Os cronogramas , enviados sempre às sextas-feiras, são pensados para atender as necessidades dos alunos e das famílias, e contam com atendimentos online das professoras para garantir, mesmo a distância, um desenvolvimento amplo a partir de um aprendizado efetivo, lúdico e sensorial.

Desde o dia 23/03 os cronogramas com as atividades propostas, para acompanhamento pedagógico online, são divulgados pela área restrita do site colégio e App Rede Vicentina.  Este cronograma contém, não só o roteiro das atividades propostas, como também o link para as aulas ao vivo e a indicação de videoaulas, quando propostas. Ao longo da semana, foi encaminhado via App Rede Vicentina os links para as videoaulas, conforme indicação no cronograma.

Os cronogramas são enviados sempre às sextas-feiras, para melhor organização das famílias, em relação ao uso dos dispositivos para as aulas ao vivo. Neste processo,  espera-se a devolutiva, por parte dos alunos, de todas as atividades solicitadas.

Desde o dia 23/03 os alunos começaram a se organizar para seguir a rotina de estudos dentro do horário habitual das aulas. As atividades da semana são postadas pelos professores, no Google Sala de Aula, sempre às segundas-feiras, às 7h. O prazo para entrega das atividades será até o domingo às 22h da mesma semana. Ao longo da semana, os professores farão atendimentos online, por meio de chat ou Google Hangouts Meet, esclarecendo dúvidas do conteúdo e das atividades postadas. Ressaltamos, em tempo, que estamos trabalhando em formato de EAD. Por isso, durante as aulas online, é imprescindível a participação e a colaboração do aluno para um efetivo aprendizado. Para melhor organização dos alunos,foi enviado por e-mail e disponibilizado na área restrita (na disciplina de português) um horário especial para esse período de EAD, tendo como referência e respeitando a grade horário original do aluno.

Os planos de estudos semanais poderão ser acessados a partir da área restrita do site do colégio ou pelo App Educação Vicentina no menu arquivos.

Além disso, para os alunos do Ensino Médio, está sendo utilizada a plataforma Home School, disponibilizada pelo Poliedro. Nela, o aluno tem acesso à videoaula e listas de exercícios de todas as disciplinas. Reiteramos que as orientações das atividades da semana seguirão pelo Google Sala de Aula, e as aulas online, com os professores do CVVP, ocorrerão semanalmente.