FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Mensagens do olhar

Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais difícil ficar desconectado e é preciso muita disciplina para não manter os olhos grudados nas telinhas na maior parte do tempo. Os diferentes atrativos dos smartphones faz com que crianças e adolescentes passem mais tempo jogando, assistindo vídeos e conversando com os colegas.

Além de toda descontração promovida por esses aparelhos, é possível utilizá-los para desenvolver dinâmicas que resultam em aprendizados extremamente relevantes, ainda mais em um período no qual os celulares se tornaram o principal meio de contato com quem está longe.

Sendo assim, a Coordenadora de Esportes e Educação Física Sonia Brazão se reuniu com os professores Anamaria Menezes, Alberto Gallina e Kleber Calixto para elaborar uma dinâmica socioemocional para as turmas dos 6ºs anos.

A partir de um game virtual muito jogado pelos alunos, foi possível promover uma reflexão sobre o distanciamento social provocado pela COVID-19, ressaltando a importância do olhar e do cuidado com o próximo, mesmo que de longe.

Os estudantes jogaram Detetive e durante a brincadeira foram levantados importantes questionamentos sobre a necessidade do contato visual e como esse olhar mais atento pode ser importante, principalmente durante essa fase de transformações.

Entre risadas e atividades lúdicas, as atividades presenciais não curriculares se encerraram com aprendizados que serão levados durante toda a vida.