FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Laboratório Criativo: Jogo da onça

Você sabe a diferença entre brincar e jogar? Na brincadeira a imaginação corre solta, as possibilidades são infinitas e a única coisa que importa é a diversão. Já no jogo, mesmo sendo divertido, precisa necessariamente ser delimitado por regras, ter objetivos claros e um vencedor.

Durante as aulas de Laboratório Criativo, os alunos dos 6ºs anos foram desafiados a construir o Jogo da Onça. O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos conheçam diferentes jogos e aprendam a competir, entendendo que independentemente do resultado final, o importante é evoluir e aprender sempre.

Dessa forma, foi possível estimular o raciocínio lógico, o pensamento estratégico, a inteligência emocional entre outras habilidades importantes para o desenvolvimento dos alunos. As características lúdicas da atividade merecem destaque, pois com o jogo os estudantes foram capazes de criar e vencer seus próprios limites e construir suas próprias aprendizagens.

Mas como se joga?

Traça-se um tabuleiro como o das imagens abaixo. As peças podem ser pedrinhas, sementes ou tampinhas. Uma peça será a onça e as outras 14 peças serão os cachorros.

O objetivo do jogo é capturar 5 cachorros, para quem está jogando com a onça, ou encurralar a onça, para quem está jogando com os cachorros.