DESTAQUEEDUCAÇÃO INFANTILENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Jornada Pedagógica 2021

Sexta-feira | 29 de janeiro

No último dia da Jornada Pedagógica 202, a acolhida abordou a Campanha da Fraternidade de 2021, que tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e, como lema, o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

Ministrada pelo professor Odair Tognon, esse primeiro momento do encontro proporcionou reflexões fundamentais a respeito do processo pedagógico e da influência dos meios de comunicação na construção dos diálogos. Também foram abordados tópicos sobre a importância de saber ouvir e de dialogar com os alunos sobre políticas públicas.

Em seguida, os professores se dividiram em grupos para dar andamento ao planejamento para a volta às aulas. Entre aprendizagem baseada em projetos, itinerários formativos e novo Ensino Médio, os educadores se organizaram e compartilharam conhecimentos que serão fundamentais para que o ano letivo seja ainda mais produtivo.

Quinta-feira | 28 de janeiro

O CVVP fez novos parceiros em 2021, para que os alunos experimentem plataformas diversificadas e se desenvolvam com excelência. No terceiro dia da Jornada Pedagógica 2021, os educadores tiveram a oportunidade de conhecer melhor a plataforma Árvore Livros, nova parceira do Colégio.

Por meio dela os estudantes serão estimulados a fazer da leitura um hábito, enquanto fortalecem a base de desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento. São mais de 30 mil títulos, dos mais variados gêneros, reunidos em uma plataforma gamificada com suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas alinhadas à BNCC e projetos que despertam o gosto pela literatura em crianças e jovens. Durante a formação, os professores acessaram o aplicativo da Árvore Livros e conheceram alguns dos títulos disponíveis.

Em seguida, a Irmã Carolina Mureb conversou com os professores sobre o Pacto Educacional Global e Educação Vicentina. Durante a apresentação, foram abordados aspectos como o papel da educação no mundo contemporâneo e a encíclica do Papa Francisco, do ano de 2015, que se refere aos problemas ambientais.

Também foram feitas reflexões sobre a necessidade de promover uma educação que atenda as demandas da juventude, que eduque para a coragem e seja inclusiva; a importância de viver o presente com responsabilidade para que o futuro seja construído com qualidade e, por fim, sobre a aliança necessária entre família, escola e sociedade.

Quarta-feira | 27 de janeiro

No segundo dia da Jornada Pedagógica, a equipe CVVP participou de uma formação Nave à Vela com foco em Canvas e cocriação. Ministrada pelo Fernando Sala, Gestor de Inteligência Pedagógica, o workshop teve o objetivo de mostrar a plataforma como uma importante ferramenta de planejamento e inovação para o ambiente educacional.

Os professores puderam visualizar diferentes formas de utilizar esse recurso, capaz de auxiliar na execução de projetos. Além disso, também foram utilizados exemplos de como delimitar metas pedagógicas, facilitando a compreensão do planejamento.

Segundo Fernando, “utilizar essa ferramenta faz com que todos os envolvidos no projeto possam visualizá-lo melhor”. Entre outros aspectos, características como provocar uma mobilização visual, permitir a criação colaborativa e o pensamento em grupo, fazem do Canvas uma plataforma transformadora.

Professora do Ensino Fundamental I, Claudia Di Cicco compartilhou com os colegas a sua percepção em relação a utilização desse recurso gráfico em sua rotina. “Eu posso usar tanto na vida pessoal como na vida profissional e, também, é possível disponibilizá-la para os alunos durante as aulas”, afirmou.

A ferramenta também promete ser promissora para a Educação Infantil, tendo em vista que os alunos estão no processo de alfabetização e, portanto, são utilizados muitos recursos ilustrativos. De acordo com a professora de Ginástica, Helena do Carmo, “utilizar o Canvas em uma das aulas facilitou a visualização da distribuição de equipamentos, proporcionando mais praticidade ao trabalho”.

Para finalizar, os professores se dividiram em duplas e trios para aplicar, em um modelo Canvas, os conhecimentos adquiridos durante a formação. A expectativa é que a ferramenta passe a fazer parte do dia a dia dos educadores.

Terça-feira | 26 de janeiro

Na manhã desta terça-feira, 26 de janeiro, foi realizado o primeiro encontro da Jornada Pedagógica 2021. Serão quatro dias de formação intensa, em que a equipe #CVVP se reunirá para preparar e planejar mais um ano letivo.

De maneira dinâmica, interativa e seguindo todas as determinações do protocolo de segurança, o primeiro dia de encontro começou com uma dinâmica teatral dirigida pelo professor Gilson Totta.

Durante o encontro, os Coordenadores Pedagógicos, a Orientadora Educacional e a Diretora Escolar, Irmã Aparecida Maciel, conversaram com os professores sobre os aprendizados de 2020 e as expectativas para o ano que está apenas começando, tendo como base as adaptações impostas pela pandemia.

Para finalizar, o grupo se dividiu por segmento e os coordenadores tiveram a oportunidade de detalhar as principais possibilidades de retorno presencial dos alunos. Essa rica troca de conhecimento garante aos educadores um preparo ainda maior para os desafios que estão por vir, garantindo um ano letivo cheio de aprendizado.