FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Construção criativa com os 3ºs anos

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes e seus familiares para a cultura maker, as turmas dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma atividade na qual precisaram construir um objeto que pudesse ser levado para a casa.

Seguindo as orientações dos professores André Lima, Cristiane Guerra e Loredana Alota, os alunos foram encorajados a construir objetos funcionais a partir de planos não estruturados, previamente cortados em MDF. As peças se caracterizavam por suas formas orgânicas propositivas para a estruturação e, para uni-las, as turmas usaram fitas, linhas e barbantes.

A proposta é que os estudantes tenham a oportunidade criativa para a montagem, para que percebam questões estruturais, de limitação material, dimensões e relevo, espacialidade e equilíbrio.

Ao fim da atividade, os alunos serão convidados a realizar uma finalização formal, voltada a dar unidade estética à construção.