FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Among Us na Educação Física

Você provavelmente já ouviu falar de Among Us, um jogo que reúne vários jogadores em uma nave espacial, sendo que um deles é o impostor. O objetivo do game é descobrir quem é o falso tripulante a tempo de salvar a nave. Segundo os dados da plataforma Sensor Tower, este foi um dos jogos mais baixados em 2020, virando mania entre jovens e crianças.

Durante as aulas on-line de Educação Física, no conteúdo de jogos eletrônicos, muitos alunos pediram para que pudessem jogar uma partida juntos ou que o jogo fosse adaptado para as atividades presenciais. Com tantos pedidos, os professores tiveram uma grande ideia: montaram cartões, de fácil higienização, com os personagens do game e as turmas usaram a quadra para participar de uma brincadeira baseada em “Among Us” e “Detetive”.

A reação dos estudantes foi de surpresa e alegria. Ao final de cada rodada, os tripulantes tentavam descobrir quem era o impostor, porém, às vezes, o detetive infiltrado era mais rápido. O objetivo da aula foi promover a socialização entre os alunos, aprimorar a noção espacial e a expectativa é propor novas partidas, variando as estratégias e incluindo tarefas esportivas, que incentivem a colaboração e o trabalho em equipe.