FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

A história dos nomes

Você já se perguntou qual é a história por trás do seu nome?  Entre nomes que são homenagens a familiares queridos e sobrenomes que possuem as mais diferentes origens, essas denominações carregam consigo histórias importantes e são capazes de ajudar a entender melhor o passado.

Em uma atividade envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais estudaram sobre os seus respectivos nomes e sobrenomes, reconhecendo a importância de cada um deles.

Assim, as turmas entenderam que ter um nome é um direito de todos e que eles carregam a história dos seus familiares. A partir desses estudos, os alunos trabalharam a oralidade as diferentes formas de comunicação.

A história dos nomes – 1ºA

A história dos nomes – 1ºB