EDUCAÇÃO INFANTIL

Simetria com o Infantil II B

O mês de agosto tem sido recheado de aprendizados para os alunos do Infantil II B. As crianças participaram de atividades com o tema “simetria” e, guiados pela professora Isabela Farinazzo, fizeram novas descobertas.

Cada aluno levou uma maçã para a aula e comparou com a dos colegas de classe, observando que eram de tamanhos e formas diferentes. Em seguida, as frutas foram cortadas ao meio para que a turma pudesse observar a simetria da maçã cortada.

Em outra etapa da atividade, os alunos ganharam uma folha de sulfite e, utilizando cola colorida, fizeram um desenho mágico que despertou a curiosidade da turma. Após a explicação da professora, os alunos dobraram a folha ao meio e viram o desenho ser estampado na outra metade da folha, formando uma simetria.

Por fim, as crianças participaram de uma roda de conversa sobre os diferentes tipos de letras e utilizaram as habilidades de recorte para fazer surgir um monstrinho simétrico a partir do próprio nome.

Trabalhar essa temática faz com que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver a observação, por meio da percepção de diferenças e semelhanças entre as figuras. Além disso, estudar simetria auxilia no desenvolvimento de habilidades espaciais e na percepção de posição e forma da imagem. Esses aprendizados são importantes para o desenvolvimento da leitura e escrita, inclusive no ensino de numerais.