EDUCAÇÃO INFANTILFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Folclore no CVVP

O folclore é caracterizado pela manifestação e transmissão de cultura de um povo e se apresenta de diferentes formas como, por exemplo, a partir de mitos, lendas, canções, brincadeiras, danças, artesanatos, entre outras. Essas tradições de comunidades, grupos e indivíduos é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial.

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, data que foi definida em 1965 por meio de um decreto federal. No CVVP, os alunos da Educação Infantil e dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Fundamental I participaram de atividades lúdicas relacionadas ao folclore.

Na aula de Inglês, as crianças da Educação Infantil conheceram a lenda do “Bigfoot”, uma criatura enorme que vive nas remotas regiões dos Estados Unidos e Canadá, mas que ninguém nunca conseguiu tirar uma foto para provar a sua existência.

Os alunos do Minimaternal e do Maternal utilizaram a dança do bumba meu boi para desenvolver as atividades. Enquanto isso, as turmas do Nível I A e B se divertiram com o jogo de roleta do folclore.

Já os alunos do Nível II A e B participaram de brincadeiras folclóricas na quadra. Eles pularam corda, brincaram de pião, elástico, quatro Marias e Escravos de Jó. Além de muita diversão, os jogos proporcionaram interação e contribuíram com o desenvolvimento físico.

As atividades dos alunos do Fundamental I também foram inspiradas nos personagens. Entre outras brincadeiras,  eles levaram as fantásticas criaturas folclóricas para uma partida de futebol e desenharam os personagens em um azulejo.

Veja alguns momentos: