EDUCAÇÃO INFANTILENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Semana da Água no #CVVP

O Colégio Vicentino Virgem Poderosa tem o projeto DESPERTAR, o qual tem como objetivo apontar sempre para uma urgente reflexão acerca da necessidade de um mundo mais sustentável, humano e justo.

Pensando o tema da Campanha da Fraternidade de 2019, Fraternidade e Políticas Públicas, e considerando o fato de políticas públicas serem ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal, afirmamos que acesso a água é um direito de todos.

Em 1992 a Organização das Nações Unidas instituiu a celebração do Dia Mundial da Água no dia 22 de março. Além de despertar a consciência da população para a preservação de bens naturais, sobretudo a água, foi elaborado a Declaração Universal dos Direitos da Água.

No site World Water Day é possível conhecer mais sobre o tema do Dia Mundial da Água de 2019 e conferir os eventos mundiais que acontecerão nessa semana, inclusive as atividades do CVVP.

O objetivo é que a semana do dia 22 de março seja um marco no Colégio, com ações capazes de conscientizar os alunos e a comunidade local sobre a importância do cuidado com os rios e seus afluentes, como forma de garantir o direito de acesso à água para todas as pessoas.

Para abertura dessa semana contaremos com a presença da Professora Luciana Travassos, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora em Ciência Ambiental, ela fará um debate com os alunos dos nonos aos terceiros anos com o tema Políticas Públicas e a água: Quem mora na beira do rio?, no dia 19 de março, das 10h45 às 12h30.

No dia 20 de março os alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com suas professoras, farão a leitura e análise dos artigos que compõe a Declaração Universal do Direitos da água, elaborando propostas de ações concretas para que essas metas possam ser atingidas.

No dia 21 de março é a vez da Educação Infantil discutir o uso consciente da água no cotidiano da casa e da escola. Irão colorir um cartaz com os bons costumes para o consumo consciente de água. Esse cartaz estará disponível em nosso site para download e uso pelas famílias.

Por fim, no dia 22 de março faremos uma reflexão sobre as ações tomadas pelo colégio desde 2017 em relação ao uso consciente de água e também de materiais descartáveis como, por exemplo, do copo plástico. Essa reflexão será seguida de um planejamento das próximas ações dentro dessa esfera de conscientização do uso de recursos naturais.