FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Rotação por estações: Geologia e as transformações da Terra

Por meio da metodologia ativa e com base na BNCC, os alunos dos 5ºs anos experimentaram estações rotacionais com o objetivo de praticar, vivenciar e refletir sobre a historicidade e suas evoluções culturais e tecnológicas.

A sala Maker foi organizada em ambientes rotacionais que apresentavam um começo e fim em cada espaço, permitindo a correlação entre eles. O tema central foi a era geológica, um dos temas mais fascinantes da Geologia, pois revelam a ordenação dos acontecimentos que envolveram o processo de transformação da Terra.

A estação Experiência Vulcânica possibilitou a “fiel” representação de um vulcão em atividade, permitindo aos alunos a visualização desse fenômeno geológico que ocorre em determinadas localidades do planeta.

Já na estação Jogo Online “A Era Geológica” os estudantes usaram estratégias, a capacidade de raciocínio e de análise a respeito das múltiplas possibilidades de tentativas, acertos e erros para atingir as metas propostas: descobrir os principais acontecimentos ocorridos em cada era e sua contribuição para a evolução do planeta Terra.

Enquanto isso, a estação Arte Rupestre estimulou a análise de fontes históricas através de uma atividade lúdica. Com pedras e caneta hidrocor, essa atividade contemplou a vivência da cultura humana a partir dos desenhos.

A estação Programação, com base na visita virtual do Parque da Serra da Capivara, contextualizou e inseriu atividades de programação, fazendo com que o aluno estimulasse o raciocínio a respeito das múltiplas possibilidades de tentativas, acertos e erros para atingir a meta proposta: criação de um percurso no parque, tendo como referência diferentes locais a serem visitados.

Por fim, a estação Parque, acima de tudo, permitiu a vivência de situações que conduziram à comunicação, reflexão e interação diante do lúdico. Essa estação acolheu e oportunizou às crianças um espaço no qual elas puderam, por meio das brincadeiras, descarregar suas angústias emocionais, aprender a lidar com a cooperação, o crescer, a autonomia, a empatia e os limites. Além disso, possibilitou o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, do raciocínio criativo e da inteligência.