Quem Somos

Somos uma Escola Católica Vicentina, dirigida por Irmãs que pertencem à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

O Colégio Vicentino Virgem Poderosa é uma Comunidade Educativa que visa à construção do Reino de Deus, inspirando-se, por isso, nos valores evangélicos propostos por Jesus Cristo, como o fizeram São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac.

Os educadores do Colégio Vicentino Virgem Poderosa buscam proporcionar condições para que os educandos desenvolvam relações humanas norteadas pela ética cristã. Nossos alunos são estimulados em suas habilidades, para que alcancem competências e construam o conhecimento, tornando-se, assim, cidadãos críticos, atuantes e comprometidos com as transformações que se fazem necessárias na realidade em que vivem.

No Colégio Vicentino Virgem Poderosa, são valorizadas as diferentes formas de aprender: a conhecer, a fazer, a viver junto, a ser. Faz parte desse aprendizado o desenvolvimento das diferentes linguagens: verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio de produzir, expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir das produções culturais.

A Proposta Pedagógica do Colégio Vicentino Virgem Poderosa visa à formação integral dos educandos em todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio com uma preparação vigorosa para os principais exames vestibulares e o ENEM, e que podem ser comprovados com os últimos resultados dos nossos alunos que estão cursando as principais Universidades e Faculdades do país. No último ENEM ficamos em primeiro lugar da nossa região.

Centro de Assistência Social São Vicente de Paulo é o mantenedor do Colégio Vicentino Virgem Poderosa e mantém ainda, outros projetos educacionais/ sociais dirigidos à famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, a saber: Educação Infantil – Período Integral (Creche) e Dispensário Nossa Senhora das Graças.

Nossa História

As primeiras Filhas da Caridade chegaram ao Brasil no ano de 1849, movidas por um grande ideal missionário.

As Filhas da Caridade foram incentivadas a iniciar suas atividades no bairro do Moinho Velho no ano de 1940, pois no bairro não havia nenhuma escola. Com instalações muito simples, começaram uma “escolinha” para crianças filhas de operários.

Em 1944, já existiam os cursos pré-primário e primário, além de várias obras sociais.

Em 1949, foi criado o Curso Industrial, substituído em 1955 pelo Ginásio Virgem Poderosa.

Em 1973, foi inaugurado o Curso Colegial, com vários cursos profissionalizantes.

Em 1996, surgem as novas nomenclaturas dos cursos, que o Colégio Vicentino Virgem Poderosa, mantem até hoje: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Hoje estamos presentes em 24 estados de nosso país, assumindo variadas obras caritativas e promocionais.

Missão

Educar e evangelizar à luz da pedagogia de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac
para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.

Ser referência em educação reconhecida por:

• Excelência na qualidade de ensino;
  • Valorização da pessoa humana em sua dignidade;
  • Compromisso com ações sociais e ambientais:
  • Identidade e forte imagem institucional;
  • Gestão profissional e estratégica;
  • Articulação efetiva com a igreja local.