FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Queimada da cadeia alimentar

Com o objetivo de compreender o nível trófico de cada animal dentro da cadeia alimentar, os alunos dos terceiros anos, do Fundamental I, participaram de um jogo chamado “queimada da cadeia alimentar”.

Durante as aulas, eles aprenderam que há uma constante troca de matéria e energia pelos seres vivos de uma comunidade. Por exemplo: a cenoura é o alimento do coelho, e este é o alimento da cobra. Essa sequência é chamada de cadeia alimentar.

Para concretizar o aprendizado, eles participaram de uma queimada na qual cada aluno representava um ser vivo e só poderia queimar os colegas de classe que estivessem representando um animal com menor nível trófico que o seu.

Com a atividade, os estudantes puderam simular a relação entre matéria e energia que os animais utilizam para sobreviver.  De maneira prática e lúdica, eles aplicaram conceitos científicos no jogo de queimada, o que deixou o aprendizado ainda mais interessante e dinâmico.

Confira: