FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Projeto Energia: analisando recursos e equipamentos

Não é mais possível imaginar um mundo sem energia. Com o passar dos anos, os avanços e descobertas tecnológicas fizeram o ser humano encontrar diferentes formas de produzir energia. As questões socioambientais, que estão cada vez mais em pauta, levantam questionamentos sobre como as fontes de energia provocam menos danos ao meio ambiente.

A partir da matriz de decisão, uma técnica para auxiliar na tomada de decisões, os alunos puderam fundamentar sua escolha do tipo de geração de energia. Com o domínio da utilização desse processo de decisão, os alunos poderão aplicá-lo para verificar pontos fortes e fracos em relação a outros aspectos como viagens, compras e negócios.

Com essa técnica, é possível estabelecer requisitos funcionais e não funcionais do produto a ser analisado, aferir o resultado de modo lógico, e assinalar os pontos fortes e pontos fracos, evitando emitir juízo de valor sobre os requisitos definidos, selecionar uma melhor alternativa pela determinação da maior média ponderada das notas e escolher quais as melhores soluções para cada problema e consequentemente, para as respectivas causas deste problema.

Por meio de uma reportagem sobre a utilização de garrafas pet para criar lâmpadas, os estudantes foram sensibilizados a construir uma lâmpada solar utilizando os materiais disponíveis em casa.

E assim, com o objetivo de perceber quais são as características dos diferentes tipos de equipamentos e mecanismos, os alunos dos 8ºs anos participaram do Projeto Energia. Entre as diversas reflexões proporcionadas pelas atividades, os estudantes puderam analisar as vantagens e desvantagens de cada uma das fontes de energia, a fim de definir qual a melhor.