FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Projeto: “Releituras da Memória”

Os alunos dos 1ºs anos participaram de um projeto de leitura multidisciplinar, com o objetivo de celebrar as identidades negras e indígenas, cultivar o respeito pela diversidade e valorizar as identidades plurais, evidenciando a importância desses aspectos para a cultura brasileira.

Durante o projeto, as turmas estudaram sobre a miscigenação do povo brasileiro e trabalharam a leitura de algumas obras da plataforma Árvore de Livro, como “A cor de Coraline”, “Descobrindo o Xingu”, “Sulwe” e “Cabelo bom é o que?”.

Para completar a atividade, os alunos realizaram exercícios de interpretação, leitura e escrita, que estimularam a criatividade e a criação artística. Já na aula de Educação Física, eles também puderam vivenciar o esporte africano “Capoeira”.

Para finalizar, também trabalharam com clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Branca de Neve e João e Maria. Cada turma escolheu uma história e juntos modificaram o conto, trazendo novas características e cultura aos personagens. Com isso, criaram diferentes possibilidades, colocando os personagens em novas situações e problemas a serem enfrentados.

Para finalizar o projeto, os alunos responderam um formulário para que pudessem dizer o que mais gostaram de conhecer e como se sentiram durante as aulas.