ENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Preparação para a Mostra Cultural

“Acreditamos que as imagens são livros pintados para quem quer

ver e livros são palavras desenhadas para quem quer ler.”

Os alunos do Fundamental II e da 2º série do EM já estão se preparando para a Mostra Cultural e se inspiraram em diferentes artistas para reproduzir pinturas. A escolha dos artistas aconteceu de acordo com o tema de cada turma.

A atividade teve o objetivo de levar até o alunos as várias maneiras de ver a arte, que pode ser admirada, crítica, servir como um meio pictórico ou, ainda, como forma de protesto de um acontecimento qualquer.

A partir do tema “habitação”, as turmas dos 6ºs anos se basearam na tela Casas, de Alfredo Volpi. Com o “indígenas, os estudantes dos 7ºs anos pensaram na mata de Tarsila do Amaral.

Já a natureza morta foi trabalhada pelos alunos dos 8ºs anos, que se basearam nas obras de Aldemir Martins. Os 9ºs anos se inspiraram nos rostos pintados por Ismael Nery, para realizar as produções com o tema “refugiados”.

Por fim, cada aluno da 2ª série do EM escolheu, individualmente, o pintor que iria utilizar como base para fazer uma releitura. Para isso, cada um usou a própria bagagem cultural e aplicou, durante a produção, o seu olhar em relação ao mundo e aos acontecimentos que fazem parte da história da sociedade.