ENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAIS

O futuro começa aqui

Ensino Médio do CVVP prepara os jovens para os desafios da vida adulta.

Desde 2017 o Colégio Vicentino Virgem Poderosa vem investindo sistematicamente no Ensino Médio. A carga horária foi ampliada para oferecer aulas extras de redação e empreendedorismo. Em 2018 começaram as Trilhas de Aprendizagem, que possibilitam autonomia de escolha por parte dos alunos. Foram oferecidos quatro cursos: Programação e Robótica, Educação Financeira, Cine Clube e Web e Mídias Digitais. Com as Trilhas de Aprendizagem houve outra ampliação da carga horária.

Nesse mesmo ano foi inaugurado o Espaço Maker, que além de abrigar as aulas de STEAM do Ensino Fundamental II, também serviu como um grande apoio aos projetos desenvolvidos pelos alunos na disciplina de Empreendedorismo. Projetos maravilhosos foram prototipados e construídos usando a cortadora a laser, a impressora 3D e diversas ferramentas.

A união entre os conhecimentos oferecidos e os espaços internos do colégio contribui para que resultados sejam positivos. “O CVVP é um ambiente leve e isso facilita na hora de estudar, é muito família. O contato com os professores e coordenadores é humanizado. ”, relatou a estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Eduarda Ferreira dos Santos.

Esse conjunto de ações renderam bons frutos e resultaram em um número recorde de aprovações nas melhores universidades do Estado de São Paulo. Dentre elas,  destacam-se a aprovação no curso de História da USP, a 116ª colocada entre as 1000 melhores universidades do mundo, veja aqui e três aprovações no BC&T – Bacharelado em Ciências e Tecnologias da Universidade Federal do ABC, considerada a 18ª melhor universidade do mundo, empatada com outras cinco instituições de ensino, entre as universidades criadas após o ano 2000, no ranking Millennial Universities da Times Higher Education (THE), instituição britânica mundialmente conhecida por elaborar rankings de universidades.

Na última semana saiu o resultado do ENEM 2018, por escolas, e o CVVP colheu os frutos do trabalho realizado nos últimos anos, obtendo um aumento de 10% na pontuação.  Estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Rafael Senna conta que percebeu as mudanças. ” O CVVP dispõe de uma infraestrutura prazerosa, que instiga os estudantes. Além disso, é perceptível a maior cobrança no Ensino Médio, o que nos leva a estudar mais”, afirmou.

Já em 2019, o Ensino Médio trouxe algumas mudanças com o objetivo de oferecer uma maior preparação aos alunos que buscam entrar em cursos mais concorridos das universidades de ponta. A primeira foi o Projeto Vestibular, que oferece duas aulas semanais com os assuntos mais cobrados nos grandes vestibulares e no ENEM. Nessas aulas são trabalhados exercícios complexos que exigem maior raciocínio dos estudantes.

A segunda mudança foi a criação dos Estudos Avançados em física, matemática e química, que se alternam semanalmente com os plantões de dúvidas. O objetivo dos Estudos Avançados é de aprofundar certos conteúdos destas disciplinas, para que os alunos possam ir além do que é trabalhado em sala de aula.

O Projeto Vestibular é realizado toda segunda-feira, das 13h45 às 15h15. Já os Estudos Avançados são empreendidos de terça-feira, das 13h45 às 16h30, com as disciplinas de matemática e química, e de quinta-feira, das 13h45 às16h30, com a matéria de física.