FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Literatura de cordel inspira alunos dos 6ºs anos

Trazida pelos portugueses, a literatura de cordel ganhou força no Brasil no século XIX e se caracterizou pela produção de versos populares com elementos da cultura brasileira, cheios de humor e ironia, que serviam para informar e divertir os seus leitores. Apresentava-se, geralmente, em pequenos folhetos, que ficavam pendurados em cordas ou barbantes, e traziam uma xilogravura na capa.

Para aproveitar o clima de festa junina e resgatar a cultura do povo brasileiro, os alunos dos 6ºs anos e o professor de Língua Portuguesa, Kleber Calixto, criaram cordéis temáticos, baseados neste período festivo e no aniversário de 80 anos do CVVP.

Os estudantes usaram a métrica para dar musicalidade aos versos e deram um show de criatividade para unir estes dois temas, que estão muito presentes dentro das atividades escolares.

Veja os resultados: