FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Laboratório Criativo: dançando e criando

Você conhece o Makey Makey? Trata-se de uma placa baseada em Arduino capaz de transformar objetos cotidianos em touchpads. Composta por garras jacaré e um cabo USB, quando conectada ao computador faz com que objetos condutivos fechem circuitos e possibilita ações programadas. Com essa ferramenta, os alunos são capazes de combinar softwares para desenvolver jogos e reproduzir instrumentos musicais.

Foi assim que em uma das atividades de Laboratório Criativo, os alunos dos 8ºs anos criaram um teclado de dança utilizando o Makey Makey. O desafio era realizar uma intervenção dentro do espaço escolar por meio dos conceitos aprendidos.

O objetivo é que os alunos sejam capazes de adaptar o aprendizado em outra realidade, como muitas intervenções urbanas fazem. Os professores incentivaram os alunos a realizarem um toró de ideias sobre quais modificações podem ser feitas no tapete ou teclado de dança para que ele possa ser usado de forma diferente, de acordo com a mensagem a ser transmitida.

Durante o projeto, foram trabalhadas competências como construção colaborativa, pensamento coletivo e tomada de decisões baseadas nas discussões em grupo.

Veja alguns momentos: