FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Jogo da memória com cientistas

Na aula de Ciências, os alunos dos quartos anos fizeram a leitura do texto “Grandes Nomes da Ciência”, como uma introdução aos métodos científicos. Entre os cientistas estudados estavam Ada Lovelace, Albert Einstein, Alfred Wallace e Charles Darwin.

Com o objetivo de deixar o aprendizado mais lúdico e dinâmico, as professoras desenvolveram um jogo da memória. Primeiramente, os alunos identificaram todas as cartas e as informações que cada uma continha, para depois começar a jogar.

No jogo da memória, os estudantes precisavam encontrar três peças que juntas representassem um cientista, uma de suas descobertas e uma imagem da descoberta.

A atividade fez com que os estudantes se tornassem verdadeiros protagonistas do processo de aprendizagem, no qual eles tiveram autonomia e liberdade para realizar pesquisas, conhecer outros cientistas e relatar as novas descobertas no livro didático.

Eles se divertiram muito e ficaram animados para resolver o jogo. Veja algumas fotos: