FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Inspiração artística com Joan Miró

As turmas do terceiro ano do Fundamental I estudaram a diferença do figurativo, abstrato informal e geométrico. Para despertar o interesse na análise de uma obra abstrata e surrealista, eles escolheram a pintura El Oro del Azur (1967), do artista Joan Miró.

O quadro foi escolhido com base na beleza, no colorido e na espontaneidade das figuras que fazem parte da composição realizada pelo artista, que leva o observador a um ambiente mágico e provoca encantamento e estranhamento ao mesmo tempo.

Essas características, presentes no trabalho do pintor, existem devido à grande influência do movimento surrealista existente no conjunto de sua obra. O Surrealismo teve origem na França, nos anos de 1920, com o propósito de que os artistas pudessem lidar com questões como, por exemplo, a interpretação dos sonhos, o que resultou em pinturas que levam o espectador a um mundo estranho e fantasioso.

Com a atividade, os alunos desenvolveram a observação, a criatividade e exploraram diversas possibilidades e conteúdos sugeridos pela obra do artista escolhido. Eles colocaram a mão na massa e tiveram autonomia para reproduzi-la.

Em uma mistura de cores e interpretações, os alunos fizeram lindos trabalhos. Veja a produção: