DESTAQUEPASTORAL

Iniciamos setembro…

Iniciamos setembro…

 

Iniciamos setembro…

Mês de São Vicente de Paulo, mês da Bíblia, mês da primavera e do chamado “setembro amarelo”.

Todas estas celebrações refletem o Carisma Vicentino. Vicente, na França do século XVII, acolheu aquelas e aqueles que carregavam consigo todo tipo de sofrimento; a Palavra de Deus ilumina e guia a história do CVVP; a primavera com as suas flores, que colorem e alegram o mundo cinza, marcado pela dor e sofrimento dos últimos meses e o cuidado que diz: o setembro é amarelo, “bora cuidar da vida”!

Celebrar o mês Vicentino é lembrar de Vicente de Paulo, nascido na França, no dia ‎24 de abril de 1581, falecendo no dia 27 de setembro de 1660; que fundou a Congregação da Missão e, anos depois, junto com Luísa de Marillac, fundou a Companhia das Filhas da Caridade – as Irmãs que estão nos colégios e centros educativos infantis.

Vicente olhou, contemplou, prestou atenção e se ocupou de cada ser humano que encontrou no caminho. Por isso, celebrar setembro, mês Vicentino, é lembrar do cuidado com a vida em todas as suas dimensões. É ter um olhar de caridade em cada encontro, trazendo o outro para junto de nós, compreendendo a sua história, colocando-se em seu lugar – assim fez Vicente ao longo de sua vida.

Foi por meio deste olhar que Jesus acolheu todas as pessoas. Por isso, este mês é um convite para abrirmos mão de todo preconceito que impede de olhar e acolher as realidades que nos cercam e reclamam gestos concretos.

Viva, setembro! Viva, a VIDA! Viva, São Vicente de Paulo e tudo que o seu Carisma representa para a nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *