FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Gêneros textuais: escrevendo uma reportagem

Ao observar um texto com mais atenção, é possível identificar quais características ele possui e, assim, classificá-lo entre os gêneros textuais. Alguns são mais descritivos, outros mais narrativos e ainda há os expositivos, sendo escolhidos de acordo com a necessidade do autor de transmitir suas ideias e informações.

A partir de uma interpretação de texto, os alunos dos 5ºs anos analisaram as características apresentadas pelo gênero reportagem. Eles puderam observar os detalhes que o diferenciam de outros textos e fizeram uma produção textual com base no que foi aprendido durante a aula.

Durante a seleção dos temas, os estudantes puderam escolher os assuntos que mais lhes chamaram a atenção e alguns até abordam notícias positivas relacionadas com a atual situação imposta pela COVID-19, como “Cursos gratuitos para crianças durante a quarentena” e “O aumento da adoção de animais durante a quarentena”.

Confira algumas produções: