Dia da Educação Vicentina

 “....Ir por toda a terra; para fazer o quê? Abrasar os corações das pessoas, fazer o que o Filho de Deus fez”.  (São Vicente de Paulo)

Queridos pais,

No dia de hoje, 3 de abril, está sendo comemorado por todas as Escolas da Rede Vicentina de Educação do Brasil o Dia Nacional da Educação Vicentina, data escolhida por marcar a chegada das primeiras Irmãs Filhas da Caridade no Brasil.

            Desde sua origem, a Educação Vicentina integra a identidade e missão do Carisma assumido pelas fundações e iniciativas de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, em referência particular à Companhia das Filhas da Caridade. A primeira Filha da Caridade, Margarida Naseau, aprendeu a ler para ensinar aos pobres camponeses de sua região. Luísa de Marillac, mestra exímia e apóstola da caridade criou a obra das “Pequenas Escolas” ou “Escolas Paroquiais” voltadas ao letramento e formação religiosa das crianças pobres do século XVII, especialmente das meninas. Foi a semente do que conhecemos hoje como Educação Vicentina.

Ao longo dos séculos, essas motivações carismáticas foram sendo amadurecidas pelas experiências da comunidade educativa vicentina, e enriquecidas pelo desenvolvimento da ciência pedagógica. Não obstante os diferentes tempos históricos e as realidades socioculturais em que está inserido, observa-se que o Projeto Educativo Vicentino se mantém fiel ao seu intuito originário que é ser uma expressão efetiva da caridade de Jesus de Nazaré, traduzida em vida em abundância para todos e todas, especialmente para os/as mais empobrecidos/as.

Neste sentido, a proposta de um “Dia da Educação Vicentina” nos coloca diante dessa memória histórica compartilhada e convida as Instituições Educativas Vicentinas do Brasil a celebrarem esse vínculo comum, em vista de uma crescente aproximação e interação entre as trajetórias regionais vividas pelas seis Províncias. A data de 03 de abril recorda a chegada das primeiras Filhas da Caridade ao Brasil no ano de 1849, marcando, assim, o início da presença e atuação do carisma no território brasileiro pela fundação do Colégio da Providência em Mariana/MG.

Atualmente, as 74 obras que integram a Rede Vicentina de Educação, presente em 16 estados da Federação, buscam aproximar suas experiências e competências a fim de qualificar a ação educativa. Este processo se vincula principalmente à identificação e sistematização de referenciais filosóficos e pedagógicos comuns, fundamentados nas intuições e valores do Carisma que integram a ação educativa das Irmãs e Educadores/as.

Objetivo:

Instituir, a partir destas ações, o “Dia da Educação Vicentina”, a fim de fortalecer a imagem da Rede Vicentina de Educação, valorizando sua história e seu Carisma.

 

AÇÕES:

Para comemoração desta data tão importante as Escolas da Província das Filhas da Caridade do Rio de Janeiro estão juntas, “de mãos dadas”, como representa o símbolo da educação vicentina, abraçando o Projeto: SOU VICENTINO, SOU SOLIDÁRIO!

Este Projeto visa ajudar alguns Projetos dirigidos pelas   Filhas da Caridade na cidade do Rio de Janeiro.

  1. Casa da Solidariedade em Nova Iguaçu que acolhe pessoas em situação de rua.
  2. Projeto Portas Abertas que atende crianças de 6 a 10 anos em situação de vulnerabilidade social.
  3. Lar São José em São João do Meriti que atende crianças de 4 meses a 6 anos também em situação de vulnerabilidade social.

A partilha afasta a desigualdade, cria comunhão, diminui a violência e nos faz mais próximos e irmãos uns dos outros.

SAIBA MAIS ACESSANDO: https://www.facebook.com/events/595866920749101/?event_time_id=595866930749100

 

Outras ações:

  • Painel Coletivo: “Viva a Educação Vicentina” – tem por objetivo incluir alunos de todos os segmentos numa única atividade com sentido de grupo e valor. Serão utilizados materiais recicláveis para a confecção do logo referente ao Dia Nacional da Educação Vicentina.
  • Vídeos Institucionais: Por meio de relatos pessoais, alguns estudantes registrarão em vídeos o orgulho de ser um Aluno Vicentino.
  • Intervalo Solidário: “Amor em movimento” – solidariedade,  trabalho  em  equipe e   empreendedorismo  são   atitudes  valorizadas   durante  a  execução   da  ação “Intervalo Solidário” que será desenvolvida pelos alunos.

 

Direção e Equipe Pedagógica







Ver toda a galeria