FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Frida Kahlo: inspirações e descobertas artísticas

Uma das figuras mais importantes do século XX, Frida Kahlo inspira gerações até hoje por sua trajetória marcante. Grande parte das obras deixadas por ela é composta por autorretratos, nos quais é possível observar os traços e características do rosto bem demarcados, como no caso de sua monocelha, e situações de busca pela sobrevivência.

Durante os estudos das obras, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais foram convidados a fazer produções artísticas e tiveram a oportunidade de produzir um autorretrato, inspirado nas pinturas da artista mexicana. Para isso, os estudantes observaram cada detalhe das obras deixadas por Frida.

Com a atividade, os alunos puderam observar a arte como uma linguagem que proporciona o desenvolvimento da expressão, do senso crítico e estético, além de possibilitar a integração social e a construção da própria identidade.

Também trabalharam com habilidades presentes na BNCC, que envolvem a identificação de diferentes artes visuais tradicionais contemporâneas, com o objetivo de cultivar a percepção e ampliar o repertório imagético.