EDUCAÇÃO INFANTIL

Experiência com materiais não estruturados

O modelo de aprendizagem Reggio Emilia surgiu após a Segunda Guerra Mundial e se baseia em proporcionar vivências significativas, para que os alunos possam se desenvolver integralmente e explorar a criatividade. Inspiradas por esse método de abordagem, as professoras do Nível I e II reuniram materiais não estruturados para estimular a imaginação dos alunos.

A primeira vivência com os materiais foi realizada na última terça-feira (13). Após juntar os objetos, as professoras fizeram composições para montar territórios e, assim, aguçar a curiosidade das crianças.

A criação foi livre e os alunos puderam fazer misturas com os diferentes materiais. Eles soltaram a imaginação e fizeram castelos, malabarismo, “suco de pedra” e descobriram que com uma garrafa plástica e algumas pedras é possível fazer um instrumento musical.

Além de ampliar a criatividade, a vivência com os materiais não estruturados garantiu os seis direitos da BNCC: brincar, explorar, expressar, conviver, participar e conhecer-se. A expectativa é que a atividade passe a fazer parte da rotina, com experiências semanais.

Veja alguns momentos: