ENSINO MÉDIO

Estudantes do CVVP participam de orientação vocacional

Nesta sexta-feira (24), a psicóloga clínica Dra. Carla Cavalheiro Moura esteve no CVVP para apresentar, individualmente para cada aluno do terceiro ano do Ensino Médio, a devolutiva da Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP).

O teste foi realizado na última sexta-feira (17), quando a psicóloga esteve no CVVP e conversou com os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio sobre a escolha profissional. Nesse dia, os estudantes do segundo ano fizeram o Teste de Aptidões Profissionais (TDP).

Os jovens também participaram de uma palestra com o tema “Construindo a escolha”, que contou com dicas profissionais, sugestões de cursos e orientações de como se preparar para o Enem e para o vestibular. Durante a apresentação, a Dra. Carla abordou o papel fundamental dos estudantes na escolha profissional e explicou sobre as inteligências múltiplas.

Com o avanço da tecnologia e das transformações profissionais, escolher uma carreira tem se tornado um desafio cada vez maior. Essa tarefa exige a identificação de habilidades e a familiaridade com áreas que vão ajudar na decisão final.

O CVVP oferece vivências que contribuem com o processo de escolha profissional dos estudantes. A orientação vocacional, por exemplo, auxilia na identificação dos interesses profissionais e sugere caminhos e tendências de acordo com as características de quem está sendo avaliado.