EDUCAÇÃO INFANTIL

Emojis das emoções

Compartilhar os sentimentos e as emoções com as pessoas que fazem parte do dia a dia é muito bom, mas essas experiências ficam ainda melhores quando são feitas de maneira divertida e lúdica. Foi desta forma que os alunos do Nível II A e B praticaram a empatia e compreenderam que cada pessoa possui o seus próprios sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

As professoras Aline Soler e Isabela Farinazzo, enviaram um podcast para que as turmas pudessem conhecer a história da “Mulher risada”, proposta pela ZOOM em uma atividade adaptada para a aula de Educação Tecnológica. O áudio conta a história de uma mulher que se sentia triste e brava, aspectos que faziam com que todos se afastassem dela.

Certo dia, quando estava em casa, ela ouviu um barulho em um quartinho e ao descobrir o que havia acontecido, caiu na gargalhada e se sentiu muito feliz. A partir deste acontecimento, a mulher se transformou em uma pessoa feliz e passou a transmitir as boas emoções para todos a sua volta.

Depois que os alunos terminaram de ouvir a história narrada pelas professoras, foi realizado uma roda de conversa para que todos pudessem discutir sobre os sentimentos e as emoções da personagem principal, fazendo com que os alunos pensassem em hipóteses responsáveis por esses sentimentos.

A cada emoção discutida, os alunos desenharam uma expressão em um círculo amarelo e, assim, criaram diferentes emojis. Para finalizar, as professoras pediram para cada criança fazer um desenho que representasse o próprio sentimento, naquele momento. A atividade resultou em muito aprendizado!