DESTAQUEFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Em três meses, alunos do Ensino Fundamental I leram 6.019 livros digitais

“Ler é sonhar pela mão de outrem.”

Fernando Pessoa

O hábito da leitura é capaz de proporcionar benefícios essenciais para o desenvolvimento pessoal, principalmente entre crianças e jovens. Uma pesquisa realizada pela Universidade Standford, dos Estados Unidos, mostrou que diferentes partes do cérebro são usadas durante a leitura.

Entre todos os benefícios, os livros também podem ser considerados excelentes aliados durante o isolamento social, uma vez que permitem que o leitor visite lugares inusitados, conheça diferentes culturas e se depare com outros pontos de vista de maneira segura, ou seja, sem sair de casa.

Contribuindo com a formação de leitores do CVVP desde 2018, a plataforma Elefante Letrado permite o acesso a uma biblioteca recheada com centenas de livros de grandes autores, sobre os mais diferentes temas, que podem ser escolhidos de acordo com o nível de proficiência em leitura de cada aluno.

O desempenho das turmas é acompanhado pelos professores por meio de relatórios, que indicam a performance dos alunos na plataforma. Os últimos dados divulgados mostram que os alunos do Ensino Fundamental I leram, entre 02 de março e 02 de junho, um total de 6.019 livros, que corresponde a 829h07min de leitura.  Além disso, os alunos ouviram 1.734 obras, o que equivale a 43h16min de escuta, e também responderam 14.705 perguntas.

Aproveitar a facilidade que as crianças têm para interagir com as ferramentas digitais é fundamental para oferecer novas oportunidade aos estudantes. Para a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Claudia Regina, essa facilidade de interação “ viabiliza a participação efetiva e significativa na plataforma Elefante Letrado”. Dessa forma, “a criança lê e interage no seu ritmo de forma prazerosa, sem determinações ou limites”.

Sendo assim, o CVVP segue empenhado em seu compromisso com o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, oferecendo recursos e possibilidades para que os novos desafios sejam superados.